Como usar bem as Características Emprendedoras

Muitos estudiosos de características e habilidades humanas se debruçam diariamente sobre questionamentos das ações de indivíduos que se superam sempre. O que estas pessoas tem de especial, que erram, acertam, erram de novo e dão a volta por cima? O que essas pessoas enxergam que a maioria não vê? Por que essas pessoas são tão persistentes? Estas são algumas indagações que pretendemos desenvolver neste artigo. Para isto, vamos trabalhar com as dez características empreendedoras desenvolvidas por David McClelland1, como sendo:

Busca de oportunidade e iniciativa: As oportunidades não aparecem do nada. Você precisa ter iniciativa e ir atrás dos seus sonhos. No empreendedorismo eu sempre digo que tudo começa com um sonho, depois é transformado em ideia empreendedora, em seguida em oportunidade de negócio. Caso seja confirmada a oportunidade de negócio, deve-se fazer o quadro modelo de negócios do Alexsander Osterwalder2, em seguida o plano de negócios, para pensarmos em procurar investimentos e colocar a empresa em funcionamento.

Persistência: esta é uma característica que eu sempre fiz questão de desenvolver e manter na minha vida. Minha origem humilde fez com que eu fosse forçado a ser persistente em tudo, a não desistir, a não retroceder nem para tomar impulso, como dizem os mais velhos. Sou persistente e fico triste quando começo um projeto e por motivos alheios à minha vontade tenho que reprogramar a caminhada, ou tenho que dar uma pausa, mas sempre volto à mesma tecla, ou seja, retorno de onde parei e persisto até concluir o que comecei.

Comprometimento: o termo teve origem no termo em latim compromissus, indicando ato de fazer uma promessa recíproca. Comprometimento é sinônimo de compromisso e

requer responsabilidade da parte de quem se compromete. As pessoas podem demonstrar comprometimento ou não em várias áreas. Segundo o médico e pedagogo Eugênio Mussak, o comprometimento é fruto de cinco fatores: admiração, respeito, confiança, paixão e intimidade. Quando você admira algo ou alguém, quando você tem respeito e confiança por pessoas ou atividades, o comprometimento fica patente. A paixão e a intimidade pelo que se faz e por algum relacionamento faz com que você se comprometa e tenha compromisso sincero naquele empreendimento especifico.

Exigência de qualidade e eficiência: eu sempre digo para meus alunos e as pessoas que convivem comigo, façam as coisas o mais BEM FEITO possível. Sejam eficientes, porque a eficiência leva à eficácia (resultados). Exigir qualidade em tudo que fazemos e que as outras pessoas fazem pra nós é o mínimo que podemos exigir. Fico muito triste com muitos jovens que convivo atualmente, por que a maioria se conforma com o mediano, a média. Muitos estudam para tirar nota 7,0 porque é a média e dar para passar de ano ou de semestre, ou na disciplina tal. Isto é um absurdo, por que estamos diante de uma geração medíocre, que não briga pelo melhor, que não se importa em dar o máximo do seu limite para determinada empreitada. Na vida vai ter uma vida mediana, vai ter um carro mediano, uma casa mediana, um cônjuge mediano e assim por diante.

Correr riscos calculados: estamos correndo riscos todos os santos dias. Risco de um acidente, de um raio, de uma doença, de um furacão, de tempestades, de vários anos de seca como o que está acontecendo aqui no nordeste brasileiro, enfim, esta palavra risco é inerente ao nosso viver. Todavia, riscos calculados são ações planejadas que precisam fazer parte da nossa rotina diária. Não devemos deixar nossa vida ser levada por força das circunstâncias. Muitos dizem que quem não toma conta de sua vida outros tomarão e você será sempre escravo de outrem. Tome as rédeas de sua vida planejando, diariamente, o seu dia seguinte. Existe uma ferramenta de Coaching chamada DIÁRIO DE BORDO, que é uma reflexão sobre o dia que passou; geralmente se faz à noite antes de dormir; e o planejamento de atividades para o dia seguinte. Neste caso você vai correr riscos calculados, principalmente naqueles riscos que depende de sua intervenção.

Estabelecimento de metas: os sonhos são objetivos que pensamos diariamente. E digo que as metas são os objetivos com data marcada. Quando você sonha, transforma em objetivos e marca data provável para acontecer, na verdade se está estabelecendo metas. Os empreendedores precisam estabelecer metas factíveis e estar comprometidos com essas metas. Comece com as metas para o dia seguinte, depois faça metas para semanas, meses e anos. Você verá que com fé em Deus e em você mesmo, estabelecendo metas periódicas o futuro será mais alvissareiro.

Busca de informação: estamos vivendo num mundo de informações. A maioria das coisas que precisamos estar a um clique. Por isso, se você deseja empreender, não existe mais vagas para pessoas que tem preguiça mental de procurar por vários assuntos na internet, nos livros, nas revistas, nas bibliotecas físicas e virtuais, enfim, a informação sempre estará rodeando você. Em se tratando de negócios, os segredos são cada vez mais menores. A tendência é que sempre estejamos ajudando, colaborando, ensinando e aprendendo com todos ao nosso redor. Portanto, como diz nosso Master Coach José Roberto Marques, use o TBC – Tire a Bunda da Cadeira, e vá à luta em busca de informações confiáveis. Saiba separar o joio do trigo, pois apesar de termos milhões de informações ao nosso alcance, temos também muito lixo com o nome de INFORMAÇÕES.

Planejamento e monitoramento sistemático: falamos muito em planejamento. Entretanto, o planejamento sem o acompanhamento ou monitoramento constante não vale nada. Só alcança metas, objetivos, realiza sonhos, quem planeja e acompanha a execução, de perto. Não podemos nos dar ao luxo de negligenciar com o monitoramento sistemático de nossas atividades. Na Bíblia cristã temos: Portanto, vigiem, porque vocês não sabem quando o dono da casa voltará: se à tarde, à meia-noite, ao cantar do galo ou ao amanhecer. Se ele vier de repente, que não os encontre dormindo! O que lhes digo, digo a todos: vigiem. (Mc 13.35-37)

Persuasão e rede de contatos: eu sempre digo, depois de vários livros de VENDAS que já li. Somos todos VENDEDORES. Temos que negociar diariamente com nosso cônjuge, nossos filhos, nossos amigos, nossos colegas de trabalho, clientes, fornecedores e amigos. Para isso temos que usar a persuasão. Quando vemos duas pessoas conversando, uma está tentando persuadir a outra e vice-versa. Não tem jeito. Nessa mesma linha de raciocínio, por onde passamos querendo persuadir os outros ou ser persuadido, formamos nossa rede de contatos. Essa rede de contatos ou networking dirá como você foi bom ou não tão bom na persuasão das outras pessoas. Mantenha uma rede de contatos de boa qualidade em todos os ambientes da vida, na área pessoal, familiar, profissional, religioso, de vizinhança, etc.

Independência e autoconfiança: quando você sonha, tem atitude, tem comprometimento, estipula metas, é persuasivo, busca informações, exige e trabalha com eficiência e qualidade, é persistente, então você será sempre independente e terá autoconfiança. Eu sempre disse para meus filhos e meus parentes mais próximos, que só há independência, quando se tem independência financeira, por que se você depende financeiramente de alguém, você sempre será um escravo. Cuide de sua vida, tenha fé em Deus, trabalhe, seja honesto com você mesmo e com os outros e seja feliz no aqui e agora.

Pense nisso!

Prof. João F. de Lavor

1 MCCLELLAND, David Clarence. The achiviement motive. New York: Appleton Century Crofts, 1953.

2 O Business Model Canvas ou “Quadro de modelo de negócios” é uma ferramenta de gerenciamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes. É um mapa visual pré-formatado contendo nove blocos do modelo de negócios. O Business Model Canvas foi inicialmente proposto por Alexander Osterwalder baseado no seu trabalho anterior sobre Business Model Ontology.

João Lavor

João Lavor

Contador Prof. Dr. João F. de Lavor – Life Coach, Doutor em Educação, Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Contador e Pedagogo.

Website: http://www.joaolavor.com.br

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *