Aceleradoras

ACELERADORAS DE EMPRESAS

Aceleradoras de empresas são instituições que procuram incentivar novas empresas, principalmente empresas de base tecnológica ou startups. Geralmente são empreendimentos inovadores, escaláveis e repetíveis, que vislumbra crescimento rápido. Essas entidades surgiram após as Incubadoras, que são órgãos apoiadores de empresas de todos os ramos de atividades, com ênfase para as de tecnologia da informação e comunicação.

Algumas definições de ACELERADORAS:

Aceleradoras são empresas cujo objetivo principal é apoiar e investir no desenvolvimento e rápido crescimento de startups, ajudando-as a obter novas rodadas de investimento ou a atingir seu ponto de equilíbrio (break even), fase em que elas conseguem pagar suas próprias contas com as receitas do negócio. “Além dos serviços de apoio e benefícios oferecidos, a aceleradora investe também um pequeno valor financeiro, o chamado survival money e, em contrapartida, torna-se sócia da startup até o desinvestimento, que é quando sua participação é vendida para investidores ou empresas”, diz Pedro Waengertner, professor e coordenador de marketing digital na ESPM, presidente da ABRAII (Associação Brasileira de Empresas Aceleradoras de Inovação e Investimento) e co-fundador da Aceleratech, uma das principais aceleradoras do país.

Aceleradoras de startups são um tipo moderno de incubadoras de empresas. As aceleradoras, no entanto tem uma metodologia mais complexa e estruturada. O processo para participar das aceleradoras é aberto, e estas geralmente procuram por startups consistindo de um team para apoiá-los financeiramente, oferecer consultoria, treinamento e participação em eventos durante um período específico, que pode ser de três a oito meses. Em troca, as aceleradoras recebem participação acionária na empresa. O principal valor para o empresário que é escolhido para participar do programa da aceleradora, além do investimento e do treinamento, é a oportunidade de poder estar inserido num ambiente com outras startups, empresários e investidores, facilitando assim a criação de um networking e eventualmente criando novas oportunidades para a startup. O modelo de negócio das startups que participam de aceleradoras é baseado na geração de capital de risco.

O governo brasileiro possui um programa chamado STARTUP Brasil, que é: O Start-Up Brasil, Programa Nacional de Aceleração de Startups, é uma iniciativa do governo federal, criado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com aceleradoras, para apoiar as empresas nascentes de base tecnológica, as startups. As startups cumprem com a função de continuamente revitalizar o mercado, mas precisam de um ambiente propício para que se desenvolvam e tenham sucesso. A figura da aceleradora surge nesse contexto como um agente fortemente orientado ao mercado, geralmente de origem privada e com capacidade de investimento financeiro, que tem a função de direcionar e potencializar o desenvolvimento das startups. O Start-Up Brasil integra o TI Maior, Programa Estratégico de Software e Serviços de TI, que por sua vez é uma das ações da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI), que elege as TICs entre os programas prioritários para impulsionar a economia brasileira.

O que é a Aceleração InovAtiva? Um programa gratuito de aceleração em larga escala para negócios inovadores de qualquer setor e lugar do Brasil, realizado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), com execução da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI).

Eu sou Mentor do programa InovAtiva Brasil e procuro ajudar naquilo que posso os novos empreendimentos e entidades já em andamento, em processo de faturamento e de desenvolvimento de produtos ou serviços inovadores. Sou Investidor Anjo cadastrado na ANJOS DO BRASIL e estou aprendendo como investir em startups e empreendimentos que solicitam apoio financeiro e mentoria especializada.

Queremos neste nosso site estudar sobre Incubadoras e Aceleradoras para podermos ajudar àqueles que queiram se inserir nesse Ambiente de Inovação e Empreendedorismo.

Prof. Dr. João F. de Lavor

Life Coach

joaodilavor@gmail.com