Como fazer DOAÇÕES diretamente na Declaração de Imposto de Renda

O povo brasileiro tem um coração bom por natureza. Nós gostamos de ajudar ao próximo em diversas ocasiões e situações. Isto é uma verdade. A outra verdade é que, a maioria de nós, principalmente a classe média nacional, confia pouco em nossos governantes, sejam eles em nível federal, estaduais ou municipais.

Estamos no período de declaração de imposto de renda pessoa física (DIRPF), que vai até 31 de maio de 2021 (uma segunda-feira).

Pensando nisso, resolvi escrever este artigo, para mostrar aqueles que não sabem ainda e lembrar aos que já sabem, como destinar parte do seu imposto para entidades que você já conhece e confia.

Vou te mostrar como isto é possível. Vamos dizer que você mora em Orós no interior do Ceará. Abra o software da DAA – Declaração de Ajuste Anual, que é o nome dado à famosa Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física no Brasil.

Vá lá no item:

0-700x405 Como fazer DOAÇÕES diretamente na Declaração de Imposto de Renda

Você pode observar aí, que é muito fácil fazer a doação, pois o valor limite já aparece do lado direito desta tela do software da DIRPF. Este valor é o limite que pode ser doado à entidade, no caso aí ao Fundo da Criança e do Adolescente do município de Orós, mas você poderá fazer doações aos conselhos estadual e federal da Criança e do Adolescente.

Este valor limite é o resultado que software da DIRPF calcula na tela CÁLCULO DO IMPOSTO, para facilitar a vida do contribuinte. Ele representa 3% do valor do imposto devido.

Só pode se beneficiar desta decisão legal quem fizer a DAA – DIRPF chamado Modelo Completo (Por Deduções Legais). Quem faz Por Desconto Simplificado não tem esse direito.

Este tipo de doação, por enquanto, só pode ser feito aos Fundos da Criança e do Adolescente e aos Fundos Controlados pelos Conselhos do Idoso. No caso específico do município de Orós, não existe ainda legalizado o Conselho do Idoso.

Outra novidade bem vinda é que você pode destinar para mais de uma Instituição, desde que não ultrapasse o limite determinado pela DIRPF, que é o limite da lei.

Se você não tem imposto a pagar na DAA – DIRPF não fique triste. Mesmo tendo imposto a restituir poderá fazer as doações do mesmo jeito. Você vai pagar o DARF – Documento de Arrecadação da Receita Federal e será ressarcido na “RESTITUIÇÃO”. E quem tem imposto a pagar será abatido do montante a pagar.

Corra que o DARF está saindo com vencimento para 30 de abril de 2021. Acreditamos que a Receita Federal do Brasil vai prorrogar esse prazo também para 31 de maio de 2021, mas nunca se sabe.

Agora está em tuas mãos, pagar o imposto de renda e saber para onde o dinheiro está indo.

Não esqueça de fazer tua doação. Em breve postarei opções de contribuição durante o ano calendário 2021 para ser declarado no Exercício 2022.

João Lavor

João Lavor

Contador Prof. Dr. João F. de Lavor – Life Coach, Doutor em Educação, Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Contador e Pedagogo.

Website: http://www.joaolavor.com.br

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *