Advertências Empreendedoras 12: Empreendedor cuidado com Juros Exorbitantes e o Invejoso

Ninguém pode te tornar ciumento, bravo, vingativo ou ganancioso – a menos que você o permita.

Napoleon Hill  

O mundo do empreendedorismo é coberto por dificuldades, por surpresas agradáveis e desagradáveis, principalmente na área financeira. Pensando nisso, vejo a necessidade de sugerir para todos a elaboração do PLANO DE NEGÓCIOS, a fim de que você empreendedor possa mensurar seu Plano financeiro, tanto de negócio já existente, como de empreendimento nascente. Esta preocupação prende-se ao fato de eu já ter presenciado várias micros e pequenas empresas, que nasceram sem um planejamento adequado e faliram com menos de um ano. Na maioria dos casos por falta de recursos financeiros iniciais, falta de planejamento, falta de gestão adequada e se entregaram a empréstimos de bancos e de pessoas físicas, que cobram juros exorbitantes e abusivos.

Quero aqui relembrar o Grande Sábio Rei Salomão, mais uma vez, em PROVÉRBIOS 28:8;22;27 que nos ensina o seguinte: 8“Quem aumenta sua riqueza com juros exorbitantes ajunta para algum outro, que será bondoso com os pobres. 22 O invejoso é ávido por riquezas, e não percebe que a pobreza o aguarda. 27Quem dá aos pobres não passará necessidades, mas quem fecha os olhos para não vê-los sofrerá muitas maldições.”  Poderemos aprender que no meios dos negócios, o controle financeiro é indispensável, mas também, caso necessite de dinheiro, que seja conseguido com pessoas (Físicas ou Jurídicas), que não cobrem juros e outras tarifas exorbitantes. Historicamente temos observado, que as pessoas físicas que emprestam dinheiro a juros, e geralmente juros e tarifas abusivas, não tem sucesso duradouro, ou quando tem não são aceitas pelas sociedades atuais. Outra coisa que se observa nos ensinamentos deste Grande Sábio e Rei, é que o empreendedorismo torna-se uma maneira adequada para ajudar os pobres ou os mais necessitados. Essa ajuda começa com a geração de empregos diretos e indiretos, tanto na própria empresa, como nos fornecedores, parceiros e até clientes.

Finalmente, quanto mais se empreende, mais se gera opções de renda e salários para uma gama de trabalhadores e trabalhadoras, que aprendem, estudam, geram impostos e tributos, todas as atividades econômicas locais se movimentam para o desenvolvimento econômico. A pobreza que era uma preocupação desde os tempos do Rei Salomão, continua sendo um atraso em qualquer sociedade do terceiro milênio. A necessidade de emprego e renda continua sendo prioridade nos discursos dos políticos em todas as áreas, mas efetivamente está longe de se tornar realidade.

Eu ouvi na minha Igreja que Deus criou e formou o homem à sua imagem e semelhança. O pecado de Adão e Eva deformou este homem e Sete, filho de Adão e Eva, já foi criado à imagem e semelhante do homem, seu pai. A religião tenta reformar e religar essa imagem do homem a Deus. A educação formal e tradicional informa sobre a possibilidade de o homem voltar a ser ou não semelhante a Deus. Jesus Cristo transforma este homem pecador, através dos seus ensinamentos, atos e da Palavra de Deus, quando morreu na cruz para salvar toda humanidade. Finalmente, o Espírito Santo de Deus conforma todas essas questões em salvação plena para os que creem e vivem uma vida plena e nos ditames dos mandamentos e Leis de Deus.

Se você é Empreendedor ou aspirante a Empreendedor, nunca se esqueça de se lembrar que nós não somos nada sem Deus. Quando você crer que o ser humano é somente um conjunto de ligações químicas, moleculares e nervosas, a meu ver, não existe propósito na sua vida. O Propósito da vida dos Cristãos é viver a vida reconhecendo que todos os bens materiais só servem aqui na terra, quando servem, e que todo o nosso propenso PATRIMÔNIO MATERIAL, e até nossas vidas, pertencem a DEUS. Chegamos nesta vida nus, sem nada, e voltaremos sem nada. Perguntas que deixo para reflexão: Qual é teu propósito de vida? Qual Legado você vai deixar quando se for desta vida? Qual é a tua OBRA?

Pense nisso!!!

João Dilavor – Empreendedor Digital e Contador

João Lavor

João Lavor

Contador Prof. Dr. João F. de Lavor – Life Coach, Doutor em Educação, Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Contador e Pedagogo.

Website: http://www.joaolavor.com.br

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *