Advertências Empreendedoras 07: Empreendedor Não seja FIADOR

O mundo dos negócios requer muitos cuidados que, num primeiro momento, parecem dispensáveis, mas que pode impactar muito a vida econômico-financeira dos empreendedores.

Ser FIADOR em qualquer situação é comprometer-se, inclusive com seu cônjuge, de um negócio de outrem. O vínculo econômico-financeiro é tão significativo que, caso o devedor principal não pague a dívida, o fiador é acionado diretamente para fazer tal pagamento mesmo não tendo usufruído de nada daquela dívida.

A Bíblia cristã nos ensina em PROVÉRBIOS 6:1-5 = Filho meu, se ficaste por fiador do teu próximo, se te empenhaste por um estranho, estás enredado pelos teus lábios; estás preso pelas palavras da tua boca. Faze pois isto agora, filho meu, e livra-te, pois já caíste nas mãos do teu próximo; vai, humilha-te, e importuna o teu próximo; não dês sono aos teus olhos, nem adormecimento às tuas pálpebras; livra-te como a gazela da mão do caçador, e como a ave da mão do passarinheiro. As palavras de Sabedoria do Rei Salomão, há mais de dois mil anos atrás, já nos advertia de não ser fiador de ninguém, pois essa atitude iria aprisionar você a uma obrigação alheia sem nenhuma vantagem para o fiador.

Todo Empreendedor ou Empreendedora está sujeita a passar por situações semelhantes, ou seja, dizer um NÃO a quem te peça para ser fiador. Nos micros e pequenos negócios, que são áreas predominantemente de negócios familiares, onde o vínculo afetivo se confunde com as relações comerciais, dizer um NÃO para quem pede para ser FIADOR, torna-se ainda mais difícil.

Na época que eu trabalhava no Banco do Nordeste, em Brejo Santo (CE), tinha um empresário que dizia a respeito de ser AVALISTA ou FIADOR: “é melhor ficar vermelho por minutos, do que ficar amarelo pelo resto da vida.”  Ele fazia uma alusão a você ter vergonha e ficar vermelho do que, no futuro, pagar a dívida e ficar amarelo de raiva e de arrependimento.

Esta advertência servirá para quem já seja Empreendedor ou aspirante a Empreendedor a ter muito cuidado sobre ser ou não FIADOR de alguém. Só para te lembrar que no modelo de contrato social de empresas de responsabilidade limitada já existe uma Cláusula proibindo a empresa de ser avalista ou fiador. Pense nisso!!!

 

João Dilavor – Empreendedor Digital e Contador

João Lavor

João Lavor

Contador Prof. Dr. João F. de Lavor – Life Coach, Doutor em Educação, Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Contador e Pedagogo.

Website: http://www.joaolavor.com.br

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *