Advertências Empreendedoras 01: Convite à Experiência e ao Conhecimento

Empreender é uma arte. O Rei Salomão, há mais de 2.500 anos atrás já falava sobre experiência, zombaria e conhecimento. O empreendedorismo como arte requer muita dedicação à preparação do empreendedor, através dos estudos específicos, bem como à atitude empreendedora. Muitos, como eu, estuda, se prepara, estuda, se prepara, se prepara, e assim por diante. Falta a prática, ou seja, a execução da preparação.

Isto é que o Rei Salomão chamava de Experiência. Provérbios 1:22 nos ensina: “Até quando vocês, inexperientes, irão contentar-se com a sua inexperiência? Vocês zombadores, até quando terão prazer na zombaria? E vocês, tolos, até quando desprezarão o conhecimento?”

Esses questionamentos vindos de um dos homens mais sábios e mais ricos da história da humanidade, pelo menos na parte ocidental, nos faz pensar e refletir sobre experiência, zombaria e conhecimento.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Experi%C3%AAncia_(filosofia) – acessado em 23.06.2018

O que tem para aprendermos, nós empreendedores, com este versículo dos Provérbios?

Primeiro que experiência, segundo wikipedia, A experiência não é produto do seu conteúdo ou insumo, o experimentado, nem se reduz à experimentação do experimentado. Ela é o contato direto com certo conteúdo no modo característico de se dar à experiência desse conteúdo. Ao olhar para a tela do computador, cada um tem a experiência característica de uma tela de computador. Ao olhar para a grama, experiência característica de grama. Ao tomar vinho, experiência característica de vinho.

Esta conceituação da experiência nos faz pensar que não devemos ser somente PREPARADOR, mas também muito FAZEDOR, no sentido de colocar o conhecimento em ação, fazer experimentações e possíveis mudanças de rumo, caso seja necessário.

A zombaria advertida pelo grande Rei Salomão, era no sentido de não termos atitude de desdém, menosprezo ou ridicularização em relação à pessoa ou instituição, quaisquer que sejam os motivos, pois isso só nos afasta da ideia de bom senso, de fraternidade, de empatia e de humanismo. No processo de Coaching nós trabalhamos com a possibilidade de que tudo que damos ao Universo, propositadamente o Universo nos devolve na mesma moeda. Então, você que é empreendedor não cometa o erro de zombar de alguém, por que pode ser que no futuro você vá precisar dessa pessoa. Eu sempre digo que nunca feche a porta para as possibilidades e opções, mas tão somente deixe as portas abertas para uma possível volta ou retorno.

Finalmente, comentando a pergunta do criador de uma das Maravilhas da Antiguidade, o TEMPLO DE SALOMÃO, o Conhecimento é um diferencial que precisa ser bem empregado por todas as pessoas, principalmente, por empreendedores e empresários interessados no sucesso dos seus negócios e no futuro de seu país.

Salomão chama de tolos aqueles que não valorizam o conhecimento como um diferenciador do desenvolvimento humano. O conhecimento para os empreendedores precisa ser de modo geral, mas também, bem específico da atividade a qual você está trabalhando.

Sabemos que o ensino regular, aqui no Brasil, não prepara os jovens para a vida como um todo, principalmente para empreender. Não temos disciplinas ou matérias de Educação financeira, orientação para o consumo – Código de Defesa do Consumidor -, usabilidade de tecnologias bancárias, por exemplo, Educação tributária, Relacionamento das pessoas nas empresas, enfim, o conhecimento mais específico fica por conta das Organizações, sejam elas públicas ou particulares.

Resumindo: busque o conhecimento específico sobre as áreas que você pretende trabalhar e se profissionalizar, adquira experiência transformando o conhecimento em prática e não zombe de ninguém, pois pode ser que você precise dessas pessoas ou Organizações lá no futuro. Pense nisso!!!

 

     João Dilavor – Empreendedor Digital e Contador – www.joaodilavor.com.br

João Lavor

Contador Prof. Dr. João F. de Lavor – Life Coach, Doutor em Educação, Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Contador e Pedagogo.

Website: http://www.joaolavor.com.br

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado.