‘T’esão da contabilidade: o que o empreendedor poderá aprender com esse (T)

A ciência contábil é uma ferramenta indispensável para auxiliar os empreendedores na gestão de seus negócios. A contabilidade é ensinada e difundida desde a antiguidade, auxiliando os comerciantes a organizar seus negócios e apurar os lucros ou prejuízos.

Entretanto, a contabilidade tomou a forma que temos até hoje, com o Frei Luca Pacioli, que inventou o método das Partidas Dobradas, onde para cada débito corresponde um crédito de igual valor. Desde 1494 que os contabilistas trabalham com essa invenção do PACIOLI e não surgiu ainda nada mais apropriado, para que os profissionais de contabilidade exerçam suas atividades laborais em prol de uma boa gestão empresarial.

Sou professor de contabilidade e sempre ensino aos alunos sobre as partidas dobradas, bem como sobre os LIVROS CONTÁBEIS. O Livro DIÁRIO é um livro que demonstra todos os lançamentos da empresa, dia a dia. Existe outro livro chamado RAZÃO, que mostra os lançamentos por RUBRICA ou CONTA, quando ensinamos a elaborar lançamentos contábeis, fazemos assim:

Lançamento de Diário

D – Nome da conta

C – Nome da conta

Histórico e valor R$

O Livro RAZÃO é chamado também de RAZONETE ou Lançamento em (T),

ConIn-140413-Conta-em-T-02-e1505616070834-300x120 'T'esão da contabilidade: o que o empreendedor poderá aprender com esse (T)

 

 

 

Neste sentido, depois que fazemos os lançamentos de DIÁRIO, obviamente diariamente, por ordem de data, temos que elaborar os lançamentos de Razão ou Razonetes ou lançamentos em (T), onde do lado esquerdo se escritura os DÉBITOS e do lado direito do (T) os lançamentos a CRÉDITO. Fazemos a comparação entre os débitos e os créditos, para apurarmos o SALDO. Se os débitos forem maiores, o saldo será DEVEDOR, se ao contrário, os créditos forem maiores, o saldo será CREDOR. Todos os lançamentos de DIÁRIO ou em (T) devem ser apurados para se transferir para o BALANCETE MENSAL.

O livro RAZÃO é muito importante para analisarmos as CONTAS individualmente, quando queremos fazer essa análise, a fim de que possamos aprofundar o conhecimento de determinada conta, chamamos isso de ABRIR A CONTA, ou seja, analisar pormenorizadamente, a fim de verificar a veracidade dos lançamentos contábeis.

Este arrazoado é para mostrar o duplo sentido do presente artigo. O empreendedor precisa ter TESÃO para com a contabilidade, a fim de que seu empreendimento prospere organizadamente e o (T) ou Livro Razão irá auxiliá-lo nessa caminhada. Tesão aqui está no sentido de gostar de fazer algo, de amar uma metodologia ou uma maneira de trabalhar, a fim de que os resultados sejam plausíveis, sejam alvissareiros. Não fique muito preocupado com essas tarefas, pois os softwares de contabilidade fazem todos esses lançamentos por você.

Portanto, administrador de micro e pequena empresa, esteja pronto para usar o Tesão da contabilidade nas suas várias contas de despesas, de custos, de receitas, contas patrimoniais e contas de resultados. Você vai ficar encantado como essa ferramenta vai te dar um suporte significativo no conhecimento do teu negócio.

Pense nisso!!!

Prof. Dr. João F. de Lavor

João Lavor

Contador Prof. Dr. João F. de Lavor – Life Coach, Doutor em Educação, Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Contador e Pedagogo.

Website: http://www.joaolavor.com.br

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado.