O Lavor da tua vida…

O título é intrigante, mas você sabia que Lavor é significado de Labor, e por analogia é trabalho em português?

Trabalho é sinônimo de castigo para algumas pessoas, mas na verdade a palavra vem realmente de tripalio, que era uma trinca de paus que se usava nos bois para eles não fugirem do roçado. Para os animais era um castigo perder a liberdade de procurarem comida e água, a fim de satisfazerem suas necessidades fisiológicas. O tripalio impedia que essa liberdade fosse satisfeita.

Em espanhol, trabalho, ou lavor, ou labor era chamado de trabarro, onde presume-se que era uma espécie de amarras, ou limitadores de atividades.

A diferença de trabalho para emprego, segundo Sérgio Cortella, é que emprego é fonte de renda e trabalho é realização pessoal, é satisfação.

Há alguns pensadores globais que dizem: se você conseguir uma atividade que você ame não vai precisar trabalhar nem ter emprego na tua vida. Por isso apaixone-se por seu trabalho, realize-se, viva intensamente os momentos laborais ou lavorais.

Sérgio Cortella diz também que emprego é fonte de renda e trabalho é fonte de vida. Nesse sentido, conheço pessoas que faz da sua vida com o trabalho uma fonte de realizações, para o bem comum da comunidade onde está inserida.

Minha sogra Rosita Lima Verde, na pequena cidade de Orós no interior pobre do Ceará, fez de seu labor como Diretora do único colégio, na época, do município, sua missão de vida e seu legado, transformando a vida de várias pessoas, que quando a encontram, no alto de seus 90 anos de idade, fazem questão de abraçá-la e de agradecer pela disposição e boa vontade daqueles 25 anos de dedicação à educação dos oroenses. Neste grupo eu me incluo e revelo minha gratidão, porque hoje, consegui com muita determinação e afinco concluir duas graduações, um mestrado e um doutorado em duas das melhores universidades públicas do Estado do Ceará (UECE e UFC).

O trabalho cansa mas não estressa. O cansaço é resultado de esforço intenso, mas não deve estressar. Quando o trabalho passar a estressar é sinal que você não está no local certo, fazendo aquilo que gosta, mas está num emprego, que é fonte de renda e que não o está realizando como ser humano, como pessoa. Acordar segunda-feira 6 da manhã e se arrumar, tomar café da manhã, e seguir para o escritório contente e satisfeito é sinal que você tem a sua atividade de renda como um bom Lavor. Seja você professor, contador, dona de casa, escritor, comediante, comerciário, motorista, etc. Há pessoas que se aposentam, mas não param de trabalhar porque vão fazer o que gostam, vão servir as pessoas, e quando a gente serve as outras pessoas, que não se aproveitam de você, obviamente, estamos servindo a Deus. Cuidado! Existe pessoas oportunistas que gostam de se aproveitar da boa vontade de servir dos outros.

O trabalho como missão precisa acontecer aos poucos, no dia a dia, no cotidiano, como as ondas do mar, que batem sistematicamente nas pedras  e vão transformando rochas em areia. O cuidado com a sua saúde, com a alimentação, com pequenas coisas que nos acontecem rotineiramente faz com que incongruências futuras, em todos os sentidos, não nos molestem. Nosso legado é construído com nossas limitações e nossas virtudes, com nossos erros e acertos. Ninguém nasce pronto, nascemos com habilidades para serem desenvolvidas. Resta-nos desenvolvê-las e aprimorá-las para termos conhecimento, perspectiva e atitude. Para termos conhecimento precisamos estudar para Saber, em seguida para termos perspectiva precisamos Saber fazer, e por fim ao termos atitude precisamos Saber Fazer Acontecer.

Finalmente, desejo que você encontre um LAVOR na sua vida que te realize, que te faça Saber Fazer Acontecer. Que você deixe Legado intangível para a humanidade.

Até a próxima…

João Lavor

Contador Prof. Dr. João F. de Lavor – Life Coach, Doutor em Educação, Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Contador e Pedagogo.

Website: http://www.joaolavor.com.br

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado.