Empreender com a ajuda de um Coach

O empreendedorismo está em moda em todo Brasil e no resto do mundo. E não é por acaso, depois que a tecnologia da informação e comunicação se popularizou, a tendência de a maioria dos empregos formais se extinguir é enorme. Neste momento, estão sendo desenvolvidos diversos softwares e ferramentas computacionais capazes de influenciar nossa vida, mas nós não sabemos ainda em que isso vai impactar. A única certeza que continuamos tendo é a mudança. Mudança no jeito de pensarmos, de agirmos, de nos relacionarmos, de trabalhar e de viver. Nada melhor para ajudar nessas mudanças do que o processo de Coaching.

José Roberto Marques do IBC – Instituto Brasileiro de Coaching nos assevera que:

Coaching é resultado e resultado é tudo que todo empreendedor busca para sua empresa. Por isso, este é o processo ideal para ajudar os empresários a planejar e organizar seu negócio e executar suas ações de modo mais objetivo e assertivo.

Assistimos a ações louváveis na educação empreendedora brasileira, quando se ver a maioria dos cursos de graduação com a disciplina de EMPREENDEDORISMO. Isto é muito bom para o aumento da determinação de empreender do nosso povo e, principalmente, dos nossos jovens. A mudança de cultura que estamos vivenciando, de jovem com sonhos de ser empregado, para sonhos de ser patrão, de ser dono do seu próprio negócio, nos deixa bastante felizes.

Outra mudança de postura que precisamos experimentar é a respeito da multiplicação do “pessimismo”. Hoje, no Brasil, se incorporou a palavra CRISE como responsável por todos os males, falta de estudos e determinação pessoal, falta de atitude e coragem para trabalhar e enfrentar as intempéries da vida, falta de solidariedade com o próximo, enfim, é uma gama de notícias ruins que são divulgadas e propagadas com uma velocidade inimaginável. A maioria das rodas de conversas das pessoas só se fala em operação LAVA JATO e na quantidade de pessoas que foram ou serão presas, nos recursos que foram desviados e recuperados, etc. E o Brasil como fica? Parado totalmente. Mas essas notícias ruins estão servindo para mudarmos nossa maneira de ser e de agir perante os outros e as instituições públicas? Nosso paradigma do JEITINHO BRASILEIRO como fica? Vai mudar?

Trabalho, também, ajudando pessoas a abrirem novos negócios e posso afirmar que na microeconomia não está mudando quase nada. As pessoas que querem empreender e as famílias não estão totalmente crentes em mudanças profundas da sociedade brasileira. A maioria quer que a classe política e empresarial mude e apareçam seres extraterrestres cobertos de ética e honestidade e os substitua. Isto é utopia ou hipocrisia pura.

Acredito que, mesmo com a famosa LAVA JATO, se não houver mudanças nas famílias brasileiras ficaremos na mesma situação. A família é que é a célula-máter de qualquer sociedade. Os políticos que estão aí e os empresários são filhos e partícipes das famílias brasileiras. Não foram importados de nenhum outro país ou outro planeta. São brasileiros natos como nós. Neste sentido, conjecturamos que uma das necessidades precípuas da maioria de nós brasileiros, é o equilíbrio para julgarmos o que é CERTO e o que é ERRADO e optar para o que seja melhor para toda nossa sociedade, e não somente para nossos interesses pessoais.

Aí é onde entra a figura do Coach (Treinador). Pessoa que vai te ajudar, empreendedor, a fazer um Autofeedback, a refletir sobre honestidade, ética, estilo de vida, missão de vida, legado para as gerações vindouras, espiritualidade, e até cura de ranços morais e sociais que porventura possamos ter. Este trabalho é feito em sessões, que podem ser semanais ou quinzenais, através de acordos entre Coach e Coachee (cliente), para sair de um ESTADO ATUAL para um ESTADO DESEJADO, ou seja, vamos antecipar resultados.

Outra coisa excelente do Coaching é o NÃO-JULGAMENTO. Troque o julgamento pela empatia com as outras pessoas. O que você faria na condição e situação daquela pessoa que você está julgando agora? Se você pensa em empreender, faça isso obedecendo todas as regras da atividade, dê o exemplo, não queira que só as outras pessoas mudem, mas comece a mudança ética por você. Qualquer negócio tem riscos, por isso não queira transferir os riscos para seu Contador, para seu cliente, para seu fornecedor, para o Banco, e assim por diante. Assuma os riscos e os erros que aparecerem. Não esqueça, nós aprendemos com os erros.

Pense nisso e vá em frente. Procure um Coach.

Prof. Dr. João F. de Lavor

Life Coach

joaodilavor@gmail.com

João Lavor

Contador Prof. Dr. João F. de Lavor – Life Coach, Doutor em Educação, Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Contador e Pedagogo.

Website: http://www.joaolavor.com.br

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado.