Advertências Empreendedoras 02: O Valor da Sabedoria

A pessoa sábia é muito valorizada em qualquer sociedade. A história da Humanidade tem sido marcada pela busca da sabedoria. Desde os primórdios das civilizações que os Chefes de Tribos, Profetas, Reis, Imperadores e outas denominações que queira atribuir às pessoas que dedicaram suas vidas ao estudo e à arte do Saber, bem como a colocar esse conhecimento em prática, mais precisamente ensinando outras pessoas a compartilharem tais ensinamentos.

Para nós cristãos, a Bíblia tem muitas passagens e mensagens de sábios líderes, entre eles, o Rei Salomão, filho de Davi, que em Provérbios 2:9-11 nos ensina: “Então você entenderá o que é justo, direito e certo, e aprenderá os caminhos do bem. Pois a Sabedoria entrará em seu coração, e o conhecimento será agradável à sua alma. O bom senso o guardará, e o discernimento o protegerá.” Você deve estar se perguntando: o que isso tem relação com Empreendedorismo? E eu te respondo, tudo.

Observe que as palavras justo, direito, certo e caminhos do bem tem uma relação muito estreita com empreender de maneira correta, pagando os impostos devidos, obedecendo às leis trabalhistas e dando a seus colaboradores os devidos benefícios que a legislação exige, orientando seus empregados para os caminhos do bem, da qualificação profissional, da educação financeira. Você empreendedor ou empreendedora já conviveu com algum bom funcionário, mas que estava numa crise financeira? É uma coisa horrível, o funcionário aperreado financeiramente sai do foco do trabalho, não se concentra, fica de mal com a própria família, aumenta os erros no trabalho diário, enfim, é um suplício. E mais, você micro e pequeno empresário ainda corre o risco de perder essa boa força de trabalho, se não tiver habilidade para contornar tal situação.

Finalmente, os Sábios nos ensinam que a Sabedoria traz conhecimento, bom senso e discernimento. Essa trilogia é a base do empreendedorismo e muitos autores nacionais e internacionais nos dão conta que essas palavras são características empreendedoras. Para você ter um negócio próprio de sucesso precisa estudar para ter conhecimento sobre a atividade que vai desenvolver. Essa busca de conhecimento e informação na atual conjuntura, que a rede mundial de computadores está abarrotada de informações boas e não tão boas, criadas por pessoas cuidadosas e com bom senso, mas em alguns casos, por pessoas sem grande perícia nos assuntos abordados.  Por isso, se já formos empreendedores e no caso de aspirantes a empreendedores, todo cuidado é pouco para termos discernimento e filtrarmos as informações colhidas.

Tenha fé, acredite nas pessoas, mas tenha cuidado em todos os negócios que você for realizar.

 

     João Dilavor – Empreendedor Digital e Contador – www.joaodilavor.com.br

João Lavor

Contador Prof. Dr. João F. de Lavor – Life Coach, Doutor em Educação, Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Contador e Pedagogo.

Website: http://www.joaolavor.com.br

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado.